Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Você esta em: Home: > Noticias > STF decide manter prisão de mana de Aécio Neves 

STF decide manter prisão de mana de Aécio Neves 



STF decide manter prisão de mana de Aécio Neves
BBC Brasil

Por três votos a dois, a primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) manteve nesta terça-feira (13) a prisão de Andrea Neves, mana do senador retirado Aécio Neves (PSDB-MG). Os ministros julgaram uma questão de ordem trazida pelo ministro Marco Aurélio Mello, relacionada ao pedido de liberdade feito pela resguardo.

Presidente do Senado diz que cabe ao STF definir regras sobre retraimento de Aécio Neves

S ministro Marco Aurélio Mello votou em prol do pedido de liberdade feito por Andrea. Ele é o relator do questionário no qual os dois irmãos são acusados de receber R$ 2 milhões. Também votou em prol o ministro Alexandre de Moraes. Luís Roberto Barroso e Rosa Weber votaram contra o pedido. Coube a Luiz Fux desempatar o placar pela prisão argumentando que a liberdade colocava em risco as investigações.

Primeiro a votar pela manutenção da prisão, o ministro Barroso argumentou que o quadro não mudou desde a prisão. Falou da seriedade das acusações, citando os áudios, que segundo ele, mostram a ‘habitualidade’ com que a jornalista operava. Considerou porquê agravante o indumentária de as negociações terem ocorrido em plena Lava Jato ‘ porquê se eles não corressem o risco de serem alcançados pela Justiça’. 

Apesar de não estar incluída na tarifa, a situação dos outros dois presos ligados à investigação de Aécio Neves, Mendherson Souza Lima e Frederico Pacheco – levante, primo do tucano – pode vir a ser analisada pelos ministros.

Andrea Neves foi presa durante a Operação Patmos da Polícia Federal há murado de um mês, em 18 de maio, e levada a Penitenciária Estevão Pinto, em Belo Horizonte, depois de ter sido citada na delação do empresário Joesley Batista.

Andrea teria sido a responsável pela primeira abordagem feita ao empresário Joesley Batista, por telefone e via WhatsApp. Mas, segundo o jurista, sua cliente nunca participou de questões financeiras das campanhas de Aécio, porquê arrecadação de recursos. S padroeiro nega, ainda, que a jornalista tenha tentado destruir provas. 

Subprocuradoria e resguardo

No início da sessão, a subprocuradora-universal da República Claudia Sampaio defendeu a perenidade da prisão da mana de Aécio.

— Como expressar à sociedade que essa conduta não tem relevância e não merece prisão preventiva?.

Segundo ela, se o STF conceder liberdade a Andrea, é melhor “terebrar as portas das cadeias e livrar todo mundo”.

— Tem gente que por muito menos está recluso. Aí vem uma senhora rica e pede R$ 2 milhões e ninguém faz zero?

S legisperito de Andrea Neves, Marcelo Leonardo, defendeu a liberdade.

— Deixar evidente que uma eventual novidade decisão não significa necessariamente reconsiderar decisão proferida pelo ministro anteriormente relator, porque em material de prisão preventiva, a decisão não tem força de coisa julgada e sempre. Mudada a situação fática da pessoa que é submetida à prisão preventiva, é perfeitamente provável modificar uma novidade decisão.

R7 – Minas Gerais

Facebook Twitter Google+ linkedin email More




 Desenvolvimento   F7 Sistemas & F2 Sistemas| Hospedado em: Hospedeme 

Mude para versão para dispositivos móveis deste site