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Paulo Guedes, coautor do sinistro




Por Paulo Nogueira Batista Jr.

O presidente Bolsonaro sofre repudiação e críticas crescentes. Curiosamente, a extensão econômica do seu governo nem tanto. Pode até evadir de um eventual naufrágio. Para alguns setores influentes (nem preciso expressar quem são), tudo se passa porquê se o ministro da Economia e sua equipe estivessem em uma esfera à secção e precisassem ser preservados de alguma maneira. Mas é uma ginástica e tanto. Bolsonaro e Guedes são dois lados da mesma moeda.

A fragilidade da tentativa de separá-los salta aos olhos. Bolsonaro vem caprichando no esforço de desorganizar e desestabilizar o país, não há incerteza. Poucos se equiparam ao presidente em material de talento destrutivo. Porquê ignorar, entretanto, que ele conta com a sincera colaboração da sua equipe econômica? São muitas as contribuições do ministério da Economia ao rebaixamento do Brasil. Não só na espaço econômica doméstica, mas também – paisagem menos notado – na dimensão internacional. Pretendo tratar neste texto dos dois aspectos, mas principalmente do segundo, que tem recebido pouca atenção.

Antes de prosseguir, quero deixar evidente que o que me move a tratar criticamente desse tema não é nenhuma animosidade pessoal contra o ministro e sua equipe. De forma alguma. Nem conheço a grande maioria deles. Mas, convenhamos: não é por eventualidade que Guedes se tornou ministro da Economia de Bolsonaro. As afinidades são visíveis. Os dois são extremistas por vocação e trajetória. E o que temos em Brasília hoje é zero mais zero menos do que o enlace do extremismo político com o extremismo econômico.

O radicalismo do presidente é notório. O do ministro da Economia talvez seja um pouco menos divulgado, mas tem raízes antigas. Paulo Guedes é um prosélito da escola de Chicago, onde estudou na dez de 1970. Essa escola é a vertente radical da economia ortodoxa. Os traços centrais da ortodoxia aparecem ali magnificados e exacerbados. A iniciar pela propensão a superestimar, de maneira dogmática, o papel das forças de mercado e do setor privado. E a subestimar, em contrapartida, a premência que têm as economias modernas de um Estado atuante no campo econômico. Problemas centrais porquê distribuição de renda são negligenciados ou tratados de forma insuficiente. A questão pátrio é ignorada ou vista porquê mero anacronismo.

É o chamado “fundamentalismo de mercado”, vício que leva economistas supostamente científicos a proteger com fervor religioso teses no mínimo discutíveis, às vezes claramente falsas, sobre o que fazer ou não fazer na meio das políticas públicas. Já deveríamos saber, a esta profundeza, que a economia é uma ciência inexata, que se presta mal à resguardo rígida e fervorosa de propostas específica. Mas vá tentar, leitor, convencer os seguidores dessa seita de que ceticismo e distanciamento críticos são sempre necessários para mourejar com temas econômicos – temas que são sempre políticos e sociais ao mesmo tempo. A ideologia, porquê dizia Maria da Conceição Tavares, é uma plataforma precária.

Chicago em Brasília


O espírito crítico foi para o espaço. No Brasil, os xiitas da economia se uniram aos xiitas da política. E ficamos logo submetidos, desde 2019, à emprego de notório tipo de teoria econômica. Já tive ocasião de grafar a esse reverência em artigos publicados na minha pilar na revista Epístola Capital (elas podem ser encontradas na minha página na internet: www.nogueirabatista.com.br). A teoria medial de Guedes e cia era subordinar a economia brasileira a reformas ditas estruturais, a iniciar pela da Previdência, acelerando e radicalizando o que vinha sendo feito no governo Temer. O objetivo era – e ainda é – reduzir o tamanho do Estado, via mudanças constitucionais e outras medidas, privatizar o que fosse provável – inclusive as estatais estratégicas – e tentar reduzir o déficit fiscal rapidamente,
sem levar na devida conta os efeitos desse ajuste sobre a economia, o serviço e a distribuição da renda.

Um ajuste retroactivo, em suma. Os resultados foram pífios. Porquê se podia prever, não se confirmou a promessa de que o “choque de crédito” provocado por políticas radicais traria uma recuperação econômica liderada pelo setor privado. A economia continuou se arrastando, crescendo pouco ou zero em termos de PIB per capita. Antes da chegada do novo coronavírus, a tendência para o nível de atividade em 2020 era, na melhor das hipóteses, mais um voo de penosa. Guedes perdeu credibilidade quando garantiu, repetidamente e sem a mínima base, que a economia brasileira estava “decolando”.

Veio logo a pandemia e aí foi um verdadeiro deus nos acuda. A inadequação da equipe econômica aos desafios de uma crise dessa magnitude ficou totalmente escancarada. Não sei se o leitor se recorda, mas houve um momento em que a mensagem que se tentou passar era de que a melhor “vacina” contra o vírus era, no projecto econômico, a prolongamento das reformas estruturais! O suprassumo do ridículo pátrio.

A participação do Estado na economia, sempre necessária em alguma medida, se torna urgente e indispensável em momentos de crise aguda. Prisioneira de dogmatismos e preconceitos, Guedes e sua equipe resistiram ao óbvio e demoraram a reagir. Quando o fizeram, as medidas foram incompletas, mal formuladas ou implementadas sem persuasão. Resultados: a economia mergulhou em recessão profunda, empresas brasileiras estão sendo destruídas, o desemprego cresceu de forma alarmante, a renda pátrio se concentrou e aumentou a pobreza. O FMI, por exemplo, prevê agora queda de 9,1% no PIB brasiliano em 2020. Uma recessão sem precedentes na história das contas nacionais brasileiras.

Para ser justo, é preciso manifestar que, nas circunstâncias, uma recessão era inevitável e que qualquer ministro da Economia governo teria enorme dificuldade de enfrentar o duelo. Não se pode tampouco botar toda a culpa pelo que vem ocorrendo em 2020 na conta da equipe econômica. O resto do governo deu a sua imposto – e notável – ao colapso da economia, em peculiar com a atuação tumultuada e incompetente na extensão da saúde pública.

Atuação na espaço financeira internacional

Mas não foi só no campo da macroeconomia que Paulo Guedes e seus auxiliares se destacaram negativamente. Diferentemente do que às vezes se imagina, a política externa do país não é privilégio exclusivamente do Itamaraty. O ministério da Economia e outros ministérios também têm responsabilidades importantes na espaço internacional.

Uma das razões que levam o ministro da Economia a ter protagonismo na política externa é o veste de ele ser o principal representante político do país em organismos financeiros internacionais, porquê o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Novo Banco de Desenvolvimento. No jargão adotado nessas instituições, ele é o “governador” do Brasil. Com essas alavancas nas mãos, pode-se fazer muito de positivo – e também, evidente, muito estrago. O atual ministro, infelizmente, vem se notabilizando pelos estragos que faz no campo financeiro multilateral.

É um tema que conheço muito, pois trabalhei por mais de dez anos em instituições multilaterais, em Washington e Xangai, entre 2007 e 2017. O Brasil era outro, muito sei, principalmente até 2014. Depois veio a decadência política do governo Dilma, seguida do medíocre governo Temer. Mas zero, zero mesmo, se compara ao que tem feito o atual governo nesse campo. Nem mesmo a indigência manifesta da equipe econômica de Temer se compara ao que temos hoje.

Banco dos BRICS

Alguns exemplos. Ao Brasil tocava, em 2020, indicar o segundo presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), mais espargido porquê Banco dos BRICS, para um procuração de 5 anos a partir de julho. Foi o resultado de uma difícil negociação, concluída na cúpula dos líderes dos BRICS, em Fortaleza, em 2014. A presidente Dilma Rousseff queria muito que o Brasil indicasse o primeiro presidente. A Índia insistia em prometer para si essa possibilidade. Depois de muita discussão, o Brasil concordou em ceder e ficou com o recta de indicar o presidente seguinte. Na delegação brasileira, eu fui um dos que argumentaram que era mais importante assinar logo o combinação de geração do NBD, em Fortaleza, do que continuar insistindo em indicar o primeiro presidente.

Em retrospecto, parece evidente que foi um erro. A Índia acabou indicando um presidente desvanecido, o banqueiro K.V. Kamath, de curso ilustre, mas já em idade avançada e em regime de pré-aposentadoria. Durante os seus 5 anos no comando do NBD, sobressaiu-se pela inércia. (Uma avaliação sátira da tempo inicial do banco, do qual fui vice-presidente até fins de 2017, pode ser encontrada no livro que publiquei no final do ano pretérito, O Brasil não cabe no quintal de ninguém, pela editora LeYa.) Quando estávamos em Fortaleza, finalizando a dura negociação do NBD, nunca em nossos piores pesadelos poderíamos imaginar, leitor, que 6 anos depois o Brasil teria porquê presidente um personagem caricato porquê Jair Bolsonaro e, porquê ministro da Economia, o inefável Paulo Guedes. Se tivéssemos esfera de cristal, teríamos talvez preposto indicar o terceiro ou quarto presidente do banco!

Mas cá estamos. Guedes exerceu o recta de indicar e escolheu um notório Marcos Troyjo, figura relativamente obscura e sem experiência relevante. Espero estar falso, mas o que se sabe sobre o novo presidente do NBD não nos autoriza a esperar grande coisa. Dificilmente será capaz de proporcionar a reorientação e o impulso requeridos para uma instituição que começou mal sob a presidência de K.V. Kamath. O leitor pode imaginar a minha frustração ao ver um banco promissor, do qual fui um dos fundadores, passar das mãos de um presidente indiano inerte a um presidente brasílico aparentemente despreparado para o incumbência.

Banco Mundial

A atuação de Paulo Guedes porquê governador do Brasil em instituições sediadas em Washington também se mostra altamente problemática, para expressar o mínimo. O caso mais comentado é o da diretoria executiva do Brasil no Banco Mundial. Guedes deixou a posição desocupada por muro de sete meses para depois, a pedido de Bolsonaro, indicar o ex-ministro Abraham Weintraub, nome escandalosamente inadequado. Desnecessário frisar o rebaixamento do Brasil que resulta dessa indicação. Weintraub porquê diretor executivo do Banco Mundial é coisa de Quarto Mundo!

O pior é que fizemos, em anos recentes, um esforço considerável, do qual eu mesmo participei, para certificar a posição de diretor executivo exclusivamente para o Brasil, sem ter que compartilhá-la com outros países do nosso grupo no Banco Mundial.

Explico em poucas palavras. Quando cheguei a Washington, em 2007, para assumir a posição de diretor executivo pelo Brasil e outros países no Fundo Monetário Internacional, o Brasil apresentava uma vulnerabilidade importante: o nosso poder de voto no FMI era insuficiente para prometer com segurança a posição de diretor executivo para o país. A solução encontrada por meus antecessores tinha sido negociar com os países do nosso grupo nas instituições em Washington – grupo que era essencialmente o mesmo no FMI e no Banco Mundial – o seguinte restauro: o Brasil reteria o comando individual no FMI, mas aceitaria uma rotação na posição de diretor executivo no Banco Mundial com Colômbia e Filipinas. Os meus antecessores acreditavam, com razão, que o FMI era mais importante do que o Banco Mundial, valendo assim a pena admitir a rotação na diretoria executiva desse último para prometer exclusividade na diretoria do primeiro.

Mas esse restauro não era satisfatório. Geralmente, eram fracos, às vezes muito fracos, os nomes indicados por Colômbia e Filipinas para a rotação no incumbência de diretor executivo, e a nossa atuação no Banco Mundial sofria com isso. No meu período em Washington, negociamos a duras penas, com sacrifício e não sem muitos embates, um aumento sem precedentes do poder de voto do Brasil no FMI. Tudo isso está relatado em detalhes no livro supra referido, que publiquei recentemente. Graças a esse fortalecimento na nossa posição no FMI, foi provável em seguida dispensar a rotação no Banco Mundial com Colômbia e Filipinas – não sem desgostar esses países, evidente, que insistiam em conservá-la.

Pois muito, o que faz Paulo Guedes? Primeiro, deixa o função devoluto por murado de 7 meses, porquê mencionei. E, depois, indica o detestável Abraham Weintraub. Foi para isso que o Brasil tanto insistiu em manter o comando permanente do nosso grupo de países no Banco Mundial?

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Absurda, também, foi a atuação no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Trata-se de banco importante para a América Latina e o Caribe, que tem condições de mobilizar volume significativo de recursos para projetos de investimento e desenvolvimento econômico e social na região. Haverá em breve eleição para a presidência do BID. Existe uma regra não escrita, mas sempre respeitada desde a geração do BID, em 1959, de que presidência fica com um latino-americano. Da mesma forma, regras não escritas reservam a presidência do Banco Mundial para um americano, e a do FMI para um europeu.

Guedes resolveu apresentar candidato brasiliano, escolhendo um nome praticamente ignoto da extensão bancária privada. Contava aparentemente com esteio americano, em razão da relação supostamente peculiar entre Trump e Bolsonaro. Não funcionou. O governo Trump atropelou a candidatura posta por Guedes e resolveu apresentar candidato próprio, Mauricio Claver-Carone, um cidadão americano, de ultradireita, integrante do Juízo de Segurança Pátrio da Moradia Branca. Trump mostrou assim disposição de violar a regra sempre respeitada por todos os países membros, inclusive os Estados Unidos, de que a presidência cabia a um latino-americano.

O que faz logo Guedes? Montão da indignidade, emite uma nota conjunta com o chanceler Ernesto Araújo, dando boas-vindas à candidatura americana! Ou seja, concordando com a disposição dos Estados Unidos de violar a regra não escrita que favorece a América Latina e, na prática, jogando o candidato brasiliano ao mar. Porquê observou alguém, a definição de vira-lata foi atualizada com sucesso.

A muito verdade, a metáfora de Nelson Rodrigues – o célebre multíplice de vira-lata que caracteriza o comportamento do brasílico diante de americanos e europeus – já nem mais dá conta do intensidade de subserviência exibido pelos integrantes do governo brasílico, a estrear pelo próprio Bolsonaro.

Há um agravante, que ainda não foi noticiado no Brasil. Em entrevista à dependência EFE, publicada em 17 de junho, Claver-Carone afirmou que a teoria da candidatura americana teria partido, por incrível que pareça, do próprio Bolsonaro: “Em uma chamada telefônica, casual, há duas semanas”, disse ele, “o presidente Bolsonaro havia dito ao presidente Trump que estava pensando em um candidato (para o BID), mas que apoiaria um candidato setentrião-americano, se fosse apresentado. E com isso começamos a pensar nas circunstâncias, e se era factível fazê-lo nesses momentos excepcionais”.

Talvez não seja verdade, mas faço o registro. Caberia apurar. Dispêndio a crer que um presidente brasílico, mesmo Bolsonaro, se rebaixe dessa maneira. A ser verdadeira essa informação, já não estaríamos diante de vira-latismo ou multíplice de inferioridade, porquê mencionei, mas da mais pura e abjeta vassalagem.

*****

A nossa infelicidade, volto a expor, é a combinação mortal do pior governo da nossa história com a pior crise da nossa história. E ninguém deve se iludir ou tentar iludir outros: Paulo Guedes e sua equipe constituem secção integrante – e destacada – desse sinistro.

* A secção inicial deste texto foi publicada porquê cláusula na revista CartaCapital, em 26 de junho de 2020.

* Paulo Nogueira Batista Jr. é economista, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelos BRICS em Xangai, e diretor executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países. Lançou no final do ano pretérito, pela editora LeYa, o livro O Brasil não cabe no quintal de ninguém: bastidores da vida de um economista brasiliano no FMI e nos BRICS e outros textos sobre nacionalismo e nosso multíplice de vira-lata.

E-mail: [email protected]

Twitter: @paulonbjr

Ducto YouTube: youtube.nogueirabatista.com.br



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